CAMPEONATO KARTARUGAS DE RENTAL KART 2024 (2º SEMESTRE)
REGULAMENTO OFICIAL
O presente regulamento está baseado em princípios de igualdade de direitos e obrigações, esses
princípios devem ser aplicados a todos os pilotos e eles são superiores a eventuais interpretações
pessoais dos artigos nele registrados.
1 – Formação de Grupos e participação:
A participação será de forma individual
2 – Taxa de renovação da inscrição e pagamento das etapas:
Será cobrada até a segunda prova da rodada o valor de R$ 140,00 por piloto referente a taxa de
inscrição no Campeonato. Pilotos que correm no Campeonato Pangaré terão 50% de desconto na
inscrição;
O pagamento das etapas será cobrado antecipadamente a cada evento, com valores previstos de R$
190,00 até a data do vencimento, sujeitos a alteração em casos de reajustes dos kartódromos;
Não serão aceitos como forma de pagamento cartão de credito, tickets ou vouchers;
Os pagamentos somente serão aceitos através transferência bancária antecipada na conta do
Organizador;
Os prazos e valores de pagamentos serão informados previamente via Email e WhatsApp do
Campeonato;
Caso a quantidade mínima de pilotos seja inferior a 16 por Grupo (bateria), será cobrada a diferença
em forma de rateio dos pilotos ausentes daquele Grupo na etapa. Ex: Bateria fechada com 13 pilotos,
serão cobradas 03 baterias para rateio entre os pilotos ausentes do Grupo.
3 – Provas:
Serão 06 (seis) provas na Temporada, uma por mês preferencialmente, com a possibilidade de rodada
dupla em uma das etapas;
Em casos de cancelamento da etapa por força maior (Situações climáticas, pandemia, problemas
técnicos do kartódromo, etc), a Organização do Campeonato poderá sugerir aos pilotos, alternativas
para reposição da etapa ou ajuste no cronograma do Campeonato, através de votação, atendendo o
desejo da maioria dos pilotos;
No dia da corrida, caso existam vagas disponíveis para convidados, as mesmas poderão ser
disponibilizadas.
4 – Uso de Lastro:
Haverá uso de lastro de 95 Kgs para todos os pilotos (sem tolerância);
Para os 03 primeiros colocados em cada etapa, serão acrescentados 05 kgs de lastro (lastro da
vitória) na etapa seguinte, cumulativo até o lastro total de 110 kgs caso o piloto termine as etapas
seguintes entre os 03 primeiros. Caso o piloto que tenha que correr com o acréscimo de lastro, não
termine a prova entre os 03 primeiros, voltará a utilizar o lastro original conforme condição descrita
no primeiro item;
Será permitido o uso de lastro próprio sem restrição de peso;
A conferência da pesagem será realizada ao final da prova de forma aleatória, onde a Organização
selecionará o mínimo de 06 pilotos para conferência;
A Organização poderá utilizar a balança que pesa piloto e kart, neste caso, o peso total do conjunto
piloto e kart será de 250 kgs (155 kgs do kart + 95 kgs do piloto).
5 – Na pista:
O piloto deve informar ao diretor de provas, erros de posicionamento no grid, motor apagado, defeito
no kart, falta de lastro, ou qualquer outro fato que possa prejudicá-lo ou beneficiá-lo na prova.
O diretor de provas será soberano para tomar as medidas que julgar necessárias durante as provas,
nenhum piloto nem a Organização do Campeonato poderá interferir em suas decisões. Qualquer
contestação direta à direção de provas do kartódromo referente a punições que foram ou não
aplicadas, erros de registros ou demais situações de pista, deve ocorrer no dia da corrida com a
presença dos responsáveis pela Organização do Campeonato. Não serão aceitas solicitações de
revisões posteriores a data da corrida.
6 – Trocas de Karts:
Haverá um tempo inicial de 05 minutos para tomada de tempo e eventual troca do Kart. Em caso de
troca durante os 05 minutos iniciais, o piloto será obrigado a utilizar o kart informado pela Organização
do Campeonato. Após realizar a troca, o piloto não poderá retornar a pista para a tomada de
tempo/treino, sendo obrigado a fazer a largada no final do grid;
Caso o piloto entre no box e não troque o kart, será considerado como troca (terá que largar no final
do grid);
Não será considerada como troca a substituição do kart por motivo de quebra, seja antes da entrada
na pista ou durante os 05 minutos iniciais, desde de que comprovada pelos fiscais do kartódromo;
Também não será considerada a troca feita após a largada.
7 – Grid de largada:
Haverá 05 minutos iniciais de tomada de tempo (qualify) para definição do Grid ;
A largada se dará no formato convencional, com as posições demarcadas na pista.
8 – Será irregularidade disciplinar:
Toda e qualquer punição aplicada pelo diretor de provas durante ou logo após as corridas e
especificado no relatório oficial da corrida.
9 – Será irregularidade administrativa:
O não pagamento da taxa de inscrição até a segunda corrida da rodada;
Não colaborar com votação quando solicitado;
A desclassificação na prova ou irregularidade disciplinar não eliminam a irregularidade administrativa.
10 – Será penalizado em 10 segundos:
O piloto que receber irregularidade disciplinar correspondente a advertência(s) durante a corrida.
11 – Será penalizado em pontos:
Além da penalização aplicada pela direção de prova, o piloto perderá 20 pontos quando receber a
segunda irregularidade disciplinar da temporada e perderá 40 pontos a cada ocorrência a partir da
terceira irregularidade disciplinar da temporada;
A cada prova que o piloto cometer irregularidades administrativas, essas irregularidades serão
acumuladas e ele será punido com os pontos equivalentes ao número de posições que corresponde
ao acúmulo de irregularidades. Ex. Numa prova em que o piloto completar 2 irregularidades
administrativa e chegar em 9º, receberá a pontuação de 11º.
12 – Será desclassificado da corrida:
O piloto que não utilizar o Kart sorteado pela organização;
O piloto que largar em posição errada no grid que o favoreça durante a prova;
O piloto que trocar o kart durante os 05 minutos iniciais (qualify e aquecimento) e não respeitar a
largada dos boxes ou nas ultimas posições do grid;
O piloto que efetuar qualquer alteração no kart que não seja regulagem da posição de banco;
O piloto que não utilizar o lastro determinado pela organização;
O piloto selecionado para pesagem que não aguardar no kart no momento da conferência do peso;
O piloto que utilizar qualquer tipo de aparelho comunicador eletrônico durante a prova;
Qualquer piloto por determinação do diretor de provas.
13 – Será eliminado do campeonato e ficará pelo menos uma
temporada inteira fora:
O piloto que faltar em quatro das sete provas da rodada, sem comprovar motivo de saúde;
O piloto que cometer atitude antidesportiva;
O piloto que acumular 04 (quatro) irregularidades administrativas durante a rodada;
O piloto que faltar em 04 (quatro) das sete provas da Temporada;
O piloto que faltar na primeira prova da rodada e não comunicar sua intenção de continuar no
campeonato.
14 – Pontuação:
1 80 pontos 18 34 pontos
2 72 pontos 19 32 pontos
3 66 pontos 20 30 pontos
4 62 pontos 21 28 pontos
5 60 pontos 22 26 pontos
6 58 pontos 23 24 pontos
7 56 pontos 24 22 pontos
8 54 pontos 25 20 pontos
9 52 pontos 26 18 pontos
10 50 pontos 27 16 pontos
11 48 pontos 28 14 pontos
12 46 pontos 29 12 pontos
13 44 pontos 30 10 pontos
14 42 pontos 31 8 pontos
15 40 pontos 32 6 pontos
16 38 pontos 33 4 pontos
17 36 pontos 34 2 pontos
Adicionalmente, o piloto que fizer a melhor volta da corrida receberá 2 pontos;
Até a Quinta Etapa do Campeonato, o piloto que doar 05 kgs de alimentos não perecíveis, será
bonificado com 05 pontos. Os alimentos serão destinados a Projetos Sociais previamente informados
pela Organização do Campeonato.
15 – Descarte:
Não haverá descarte de resultados.
16 – Critérios de desempate:
1. Maior número de vitórias;
2. Maior número de segundos lugares;
3. Maior número de terceiros lugares;
4. Maior número de “melhor volta”;
5. Sorteio.
17 – Premiação no final da Temporada:
Troféus para os seis primeiros pilotos
18 – Troca entre os grupos (somente se houverem duas baterias):
Os 06 (seis) melhores pilotos de cada grupo (caso existam 02 ou mais grupos em baterias diferentes)
subirão para o grupo imediatamente acima;
Os 06 (seis) pilotos que menos pontuaram de cada grupo (caso existam 02 ou mais grupos em baterias
diferentes), cairão para o grupo imediatamente abaixo;
Para os pilotos que correm em 02 ou mais Grupos, no caso de acesso para o grupo em que já esteja,
a vaga de acesso será disponibilizada para o piloto seguinte na ordem de classificação. No caso de
rebaixamento para um grupo em que já esteja, deverá “empurrar” a vaga para o grupo mais abaixo
(caso exista o Grupo em bateria diferente), ou, caso não exista mais que dois Grupos, deverá correr
apenas no Grupo abaixo.
Para efeito de impedimento de subida / permanência, será considerada a formação dos pilotos após
a última corrida da temporada.
19 – Leilão de vagas:
Em caso de eliminação de algum piloto dos grupos Acima, se houver interesse da organização, a vaga
poderá ser oferecida publicamente a todas os pilotos dos grupos seguintes com o ônus de perder um
terço dos pontos que possuir;
Os pilotos interessados deverão se manifestar por escrito, em prazo máximo de três dias após a
oferta;
Havendo mais de um piloto interessado na promoção, o piloto que estiver mais bem classificado dentro
do seu subgrupo no campeonato no dia do leilão será o vencedor e subirá de grupo levando dois terços
dos seus pontos. Caso dois terços dos pontos não seja um número inteiro, ele será arredondado para
cima. Se houver empate entre duas ou mais equipes, os critérios citados no item 16 serão utilizados;
Esse processo irá gerar um efeito cascata que resultará em outras vagas finalizando com uma vaga
no grupo de entrada, que será preenchida pelo primeiro piloto da lista de espera.
20 – Disposições gerais:
Caso o relatório da corrida seja emitido com erros, somente o diretor de provas, mediante anotação
e assinatura poderá mudar os resultados, de tal forma que, se isso não ocorrer por qualquer que seja
o motivo, a organização usará o relatório da corrida como resultado oficial, mesmo que esteja
incorreto;
O piloto que cometer suposta atitude antidesportiva poderá ser punido com suspensão temporária ou
eliminação do campeonato da forma que a Organização do Campeonato melhor entender;
Sendo eliminado o piloto, só poderá voltar ao campeonato após avaliação e aprovação da Organização;
Após a divulgação dos resultados das provas, qualquer contestação referente a possíveis erros de
registros da Organização, só poderão ser contestados até 48 hs após a divulgação oficial via email do
Campeonato. Caso não haja contestação até esse período os resultados serão mantidos em definitivo;
Qualquer situação não prevista neste regulamento caberá a Organização do Campeonato avaliar e
tomar a decisão que melhor entender.